Menu Principal

Nem cabelo, nem cabeleira

0
Prevenção ao escalpelamento, uma ação necessária
Há muitos anos que a população da região Norte do Brasil convive com uma triste realidade: o escalpelamento. Para prevenir estes acidentes será realizado a partir do final de março um mutirão para cobertura dos eixos dos motores de embarcações artesanais muito utilizadas no transporte da população ribeirinha.
Mulheres e crianças são as principais vítimas
Pois, ao se aproximarem sem perceber, do eixo do barco, descoberto, têm seus cabelos repentinamente puxados e o couro cabeludo arrancado, provocando graves sequelas físicas e psicológicas ou até a morte.
Levantamento feito revela que em 2009, foram registrados 20 casos de mortes na Amazônia. 

A mobilização será realizada de 20 a 25 de março, em Breves, no Pará e, de 23 a 30 de abril,  e em Santana, no Amapá, localidades com maior incidência desse tipo de acidente.
A Marinha do Brasil, que conseguiu estabelecer boa parceria com a comunidade local, e pretende instalar uma proteção de metal em centenas de eixos giratórios de pequenos barcos. A iniciativa tem o apoio do Banco da Amazônia, Petrobrás, Eletronorte, BR Distribuidora, Banco do Brasil, Governo do Pará, Governo do Amapá e parceiros empresariais e da sociedade civil.
Mutirão e prevenção

Além do mutirão, a ação será reforçada por uma campanha prevenção ao escalpelamento. O objetivo é conscientizar barqueiros e ribeirinhos sobre os riscos de acidentes em embarcações que navegam com o eixo exposto. Para divulgar o mutirão, foram produzidas, cartazes e material para veiculação em rádios locais, sensibilizando e convocando os barqueiros a revestirem o eixos do motores.
Espero que esta ação tenha reultados favoráveis e deixe de atingir às mulheres ribeirinhas e seuas crianças. Já tão sacrificadas pela vida e pela história.
Torço para que dê certo.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar